segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Entrevista de uma biblioteca que tem em seu acervo obras de cordéis

Uma biblioteca em Guaranésia, no sul do estado de Minas Gerais resgatou uma tradição que surgiu no nordeste, com a vinda dos portugueses. É um acervo de obras de literatura de cordel direcionada para crianças, mas também engloba as demais faixas etárias. Essa biblioteca tem em seu acervo 120 cordéis dos mais variados temas, como: história da política no Brasil, religião, leis brasileiras. Para os especialistas, além de enriquecer o vocabulário das crianças, o ritmo e a rima ajudam a melhorar o aprendizado. Na entrevista há relatos de crianças que começaram a gostar de Literatura de Cordel através desta iniciativa criada pelo Grupo de Teatro e Dança Máscaras de Minas Gerais. A importância da cultura e da leitura é enfatizada na reportagem pelos especialistas. Através desta entrevista pode-se notar que a Literatura de Cordel já é usada há alguns anos em bibliotecas.





Essa entrevista foi realizada no ano de 2009 pela Rede Globo de Minas Gerais 
(MGTV 1ª Edição)


Como tudo começou

No primeiro período a professora da disciplina de Fundamentos de Organização da Informação passou um trabalho desafiador para a turma, que consistia em elaborarmos um catálogo físico e um banner mostrando de que maneira iríamos organizar várias obras de um determinado tema. Passado algumas semanas uma integrante do grupo teve uma ideia que repercutiu para criarmos este blog sobre Cordel. Ela disse:

- Porque não fazemos um catálogo sobre literatura de cordel?

Essa ideia chamou nossa atenção e nos cativou a buscar as mais diversas fontes de informação sobre cordéis. Nosso trabalho agrupou cem cordéis de autores renomados pernambucanos, focalizando as classes temáticas, ou seja, as categorias de que cada um falava, como por exemplo: bravura e valentia, biografias, comédia. Foram semanas de muito labor kkk, e isso nos levaram a perceber o quão rico é a Literatura de Cordel, e as suas peculiaridades e cargas preciosas de conhecimento, numa linguagem simples e agradável. Tivemos ajuda de um livro para classificar os cordéis nas suas devidas classes temáticas. O trabalho ficou lindo, portanto, iremos investigar mais profundo a repercussão da Literatura de Cordel nas bibliotecas escolares, na leitura, na classificação, na cultura, há com certeza grandes riquezas que serão descobertas.   



A exposição do banner na Semana Acadêmica, Artística e Cultural da Ciência da Informação (SAACCI), realizada na segunda semana do mês de agosto


A capa do catálogo físico



O livro que nos auxiliou para classificarmos as divisões dos temas, e logo abaixo a referência dele

ALBUQUERQUE, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de. Representação temática da informação na Literatura popular de cordel. Curitiba: Appris, 2013.