segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Biografia

Uma breve biografia sobre J.Borges 




Como falar de cordel sem citar um dos maiores ( ou maior ) cordelistas e xilógrafos de Pernambuco ( para ser mais honesta do Brasil mesmo ) o J.Borges, segue um pouco sobre a vida de uma pessoa que deu uma gigante contribuição ao letramento dos sertanejo levando criatividade, bom humor, cultura, e contribui para a disseminação dos costumes nordestinos.
J. Borges é um dos mestres da literatura de cordel. Nascido em Bezerros, município de Pernambuco, é o xilogravurista brasileiro mais reconhecido no mundo. Borges já ilustrou capas de cordéis, livros, discos, e já expôs na Venezuela, Alemanha, Suiça, México e Estados Unidos, onde foi tema de uma reportagem no The New York Times, que o apontou como um gênio da arte popular
A principio ele começou vendendo folhetos de cordel. Aprendeu a ler e a escrever para conseguir ler os versos de cordel. Publicou o seu primeiro cordel em 1964, "O Encontro de Dois Vaqueiros no Sertão de Petrolina", com ilustrações de Dila. Vendeu cinco mil exemplares em sessenta dias. O artista revela que teve que aprender a fazer as próprias gravuras para ilustrar os seus folhetos.
Também é um dos artistas folclóricos mais celebrados da América Latina e um dos xilogravuristas brasileiros mais reconhecidos no mundo. Começou aos vinte anos, vendendo folhetos de cordel, mas antes, trabalhou na roça, foi pintor, carpinteiro, e pedreiro.

O reconhecimento veio quando o escritor Ariano Suassuna descobriu o seu trabalho e o designou como o maior artista popular do nordeste."Ariano disse que eu era o melhor, e o povo acreditou, e aí o serviço foi aumentando".

Confira um pouco mais sobre a vida e trabalho do J.Borges nesta entrevista feita ao jornal hoje (Edição do dia 30/10/2014).


Fontes : http://artepopularbrasil.blogspot.com.br/2011/01/j-borges.html ( foto )
http://jborgesbrasil.blogspot.com.br/search/label/J.%20BORGES

Até a próxima! ... :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário