Algumas pessoas possuem lembranças lindas do primeiro contato com os livros e a leitura. Aquela imagem dos pais lendo para os seus filhos antes de dormir é típica, contudo, na maioria das vezes essa apresentação do livro as crianças é feita de modo inadequado, tendo como consequência o desprezo a leitura.
De acordo com Luís Milanesi (2013), as crianças possuem dois motivos para frequentarem a biblioteca: o primeiro é a busca da resposta de atividades extraclasse passadas, frequentemente, por educadores que não se preocupam em despertar o interesse do público infantil; o segundo é quando há um prazer por parte da criança de frequentar esse ambiente. No entanto, sabemos que o segundo motivo é bem mais raro de acontecer. Por isso, "E como há muito mais obrigação do que prazer a ser buscado, existem mais bibliotecas escolares do que infantil."( MILANESI, Biblioteca, 2013, p.59).
Outro ponto a ser pensado é a existência de diversas bibliotecas voltadas para o público infantil e adulto, locais onde os adolescentes, por sua vez, tendem a se sentir excluidos. Além disso, a ordem de silêncio pode incomodar. Sendo assim, cabe ao profissional bibliotecário realizar o estudo de usuário, havendo a necessidade de " o profissional que tem essa difícil tarefa será, sempre, educador, mesmo sendo bibliotecário."( MILANESI, Biblioteca, 2013, p.62)
Através dessa pequena reflexão, indico a leitura do livro Biblioteca, do bibliotecário, escritor e professor universitário brasileiro, Luís Milanesi. Livro este que aborda desde o nascimento da escrita até as tecnologias atuais.
MILANESI, L. Biblioteca. 3.ed. Cotia, SP: ateliê Editorial, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário