quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Xilogravura: A técnica que atravessa gerações através do cordel





“Há que junto com o cordel
sempre tem uma figura,
o que danada é essa imagem
chamada xilogravura?”

A princípio, o que é xilogravura?

Xilogravura significa gravura em madeira. É uma antiga técnica, de origem chinesa, em que o artesão utiliza um pedaço de madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer a reprodução. Em seguida, utiliza tinta para pintar a parte em relevo do desenho. Na fase final, é utilizado um tipo de prensa para exercer pressão e revelar a imagem no papel ou outro suporte.

De Gutemberg ate a chegada dos portugueses no Brasil,  a xilogravura foi uma das principais técnicas utilizadas para a impressão de periódicos ,literatura, cartas de baralho, rótulos entre outros,  especificamente a técnica ainda é utilizada para a confecção de cordéis devido ao seu baixo custo.

Muitas vezes os escultores também são poetas assim facilitando a criação de suas matrizes ( para um entendimento mais fácil é a mesma logica de um carimbo ) , que são utilizadas para a confecção de ilustrações e das poesias assim sendo assegurada maior personalização do autor que participa de todas as etapas do processo de impressão.

Costuma-se associar o folheto à ilustração em xilografia que aparece em sua capa. Mas estas ilustrações são relativamente recentes. De início, o folheto apresentava na capa apenas a indicação da autoria, o título e um ou outro ornamento tipográfico. Na contra capa, vinha o endereço do autor, que quase sempre era também o vendedor de seus folhetos.

Como não se lembrar da xilogravura quando se fala de cordel?

Ficou curioso, alguns vídeos ensinando a como fazer xilogravura :


                                         

e quem disse que xilogravura só pode ser feita através de madeira ? Ou melhor , isogravura :





Nenhum comentário:

Postar um comentário